sexta-feira, 30 de abril de 2021

O QUE É PAPEL COUCHÊ? – APRENDA A DEFINIÇÃO E AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES!

O que é Papel CouchêO que é Papel Couchê

O papel couchê consiste em um papel base (geralmente, offset) que recebe uma camada de revestimento em ambos os lados, fazendo com que o papel adquira uma superfície lisa e uniforme. 

O papel couchê é, sem dúvidas, um dos mais utilizados pela indústria gráfica. Você sabe quais são as características deste papel e por que ele é tão usado? Para que não haja mais dúvidas a respeito do assunto,
R GRÁFICA CURITIBA preparou este artigo explicando o que é papel couchê. Vamos lá?

O que é Papel Couchê?

A palavra couchê significa “camada” em francês, e esse papel surgiu em 1860 na indústria gráfica e, por conta da sua alta qualidade, ele é utilizado até hoje. O papel couchê é constituído por uma base de papel offset que é revestida por uma camada de carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos. Todos esses materiais fazem com que a superfície do papel couchê seja bastante lisa, branca e uniforme.

Como esse tipo de papel possui revestimento, a tinta da impressão permanece na camada superficial do papel, não indo para as mais profundas, fazendo com que a impressão se destaque. 

Este é um dos papéis mais utilizados na indústria gráfica, pois ele garante uma alta qualidade de reprodução de cores em imagens e textos. Além disso, o esse tipo de papel possui um grande custo-benefício, podendo também ser oferecido em gramaturas de 90g a 300g.

Papel Couchê L1 e L2

Os termos L1 e L2 consistem no número de lados do papel em que as camadas são revestidas. Caso a camada seja aplicada somente em um dos lados do papel, denominamos esse papel como couchê L1. Por outro lado, se for aplicada em ambos os lados, esse papel é chamado de L2.

Tipos de Papel Couchê

Papel Couchê Brilho

couchê brilhante possui brilho em ambos os lados, fazendo com que a superfície possua um alto aspecto liso, destacando as cores da impressão. Ele se difere dos demais tipos pois reflete mais luz. Por esse motivo, esse tipo de papel não é utilizado em impressões com muita leitura, sendo indicado para a impressão de folders, panfletos, cartão de visita, papéis de presente, catálogos, etc.

Papel Couchê Fosco

papel couchê fosco absorve mais luz que o brilho, promovendo materiais gráficos com cores mais pura, com contraste elevado e bastante elegância. Esse papel é amplamente utilizado quando se deseja aplicar verniz localizado ou hot stamp, aumentando o contraste e destacando o brilho desse acabamento gráfico.

Venha conhecer nossas redes sociais.
nosso instagram:  @rgraficarapida
nosso facebook:  RGRAFICACURITIBA


Nenhum comentário:

Postar um comentário