sábado, 11 de abril de 2020


como enviar arquivo certo para gráfica

COMO FECHAR O SEU ARQUIVO PARA
ENVIÁ-LO Á GRÁFICA?

Escrito por R GRÁFICA CURITIBA

Fechamento de arquivos: você sabia que existe um jeito certo para o envio do seu arquivo para impressão em uma gráfica?
É preciso que os arquivos seja enviado em um gabarito, onde á gráfica pode oferecer esses arquivos, a aplicação dessas características para o envio á gráfica é o que se chama de fechamento de arquivo.
Antes de enviar um arquivo para impressão, você deve se atentar á 5 requisitos para evitar problemas:



1° FORMATO DE ARQUIVO:
A melhor maneira de enviar seu arquivo é em PDF, pois ele agrupa todos os elementos do arquivo garantindo a sua visualização em qualquer computador ou dispositivo, sem que nada se perca.

2° MODOS DE CORES:
Todo o começo do arquivo, ou imagem destinada á impressão deve ser configurada no modo cor CMYK.
O RGB, esse modo de cor é utilizado para visualização em telas de qualquer dispositivo, não é aconselhado para impressão porque há combinações que o modo CMKY, não é capaz de reproduzir, principalmente cores muitos brilhantes, ocasionando problemas de correspondências de cores no resultado final.
Exites ainda o modo PANTONE, que são cores especiais que exigem uma tinta diferente e  que também não podem ser reproduzidas pelo CMKY, como o efeito metalizado de algumas cores.

3° ÁREA DE SEGURANÇA E SANGRIA:
O que é isso?
É a indicação da gráfica ou seja o (gabarito), do que deve ser recortado ou preservado em seu impresso. A área de segurança que chamamos (linha vermelha no gabarito), é um limite interno para que os elementos do arquivo não fiquem muito próximos á borda correndo o risco de serem cortados durante o acabamento.
A sangria é o oposto, é a marcação além da borda e que evita filetes brancos após o corte do material impresso.

4° RESOLUÇÃO DE IMAGENS:
Já ouviu falar em "DPI"?
Essa sigla é a abreviação de " dots per inch", em português é "pontos por polegadas".
Quantos mais pontos por polegadas a sua imagem tiver, maior será o nível de detalhe e melhor será a sua resolução.
Porém, não caia no erro de aumentar demais os números de "DPI", para garantir a melhor resolução possível, uma boa qualidade poder ser assegurada com 300 DPI.
É preciso ter atenção e cuidado ao usar imagens da internet, pois elas estão otimizadas para o acesso digital, em 72 DPI (que facilmente desfocam quando impressas).







Nenhum comentário:

Postar um comentário